Um espaço para falarmos sobre

arte, grafismos, pinturas, inspirações e dicas em geral


PINTURAS ESPECIAIS #Decoração

Vai pintar sua casa e não sabe que tipo de pintura usar em alguma parede especial?


Foto acima foi feita pela Fotógrafa Mariana Orsi.


Pintura costuma ser um dos jeitos mais fáceis e rápidos para quem quer mudar o visual de casa, sem fazer muita alteração e nem precisar de muito investimento. O mais bacana disso, é que você pode abusar de diversas maneiras quando falamos sobre pintura. Não precisa ser somente a aquela tradicional: uma cor só, lisa, na parede por completo.


Vamos te mostrar hoje alguns exemplos de como você pode dar um toque mais despojado no ambiente, apenas com a pintura.


ABUSE NA COR


Se você gosta de cor, abuse! Escolha uma parede principal de destaque, e capriche em uma cor mais escura, por exemplo. Cores mais escuras, como na foto abaixo, deixam o ambiente contemporâneo e sofisticado. Além de harmonizar muito bem com objetos e mobiliários mais claros.


Fonte: Pinterest.


MEIA PAREDE


Se você tem receio de pintar uma parede toda com cor diferenciada, que tal pintar meia parede então? E se você quiser deixar um ar mais descontraído ainda, pode até deixar as marcas das pinceladas. Isso traz ainda mais personalidade para o ambiente.


Fonte: Pinterest.


Projeto de INT2architecture.


Fonte: Pinterest.


ESTÊNCIL


Este caso é quando você pretende ilustrar a parede com algum desenho. E assim, é preciso fazer um molde vazado do desenho em questão - que pode ser de papelão reforçado, plástico rígido ou acetato.


O ideal é que a parede já esteja pintada com uma cor neutra, e aí você aplica uma cor diferente nos desenhos do molde. Pode aplicar com pincel, com tinta spray ou até com aerógrafo (aquele revólver de pintura).


 Fonte: Pinterest.


Fotos obtidas através do site Limaonagua.


Fotos obtidas através do site Limaonagua.


TEXTURA


São técnicas que fazem um efeito diferente na pintura tradicional. Algumas, você pode fazer manualmente na hora da aplicação. Outras, já vêm “prontas” da própria loja de tintas.


Vamos exemplificar algumas delas:


Drapeado: com a tinta ainda úmida, você utiliza um pano para ir raspando delicadamente na parede.


Fonte: Pinterest.


Esponjado: com uma esponja úmida, você aplica uma tinta que seja um tom acima da cor que já está pintado na parede. Ou se quiser ainda fazer uma decoração mais alegre e colorida, pode inclusive variar nesses mesmos tons, diversificando a escolha das cores.


Fonte: Pinterest.

                     

PAREDE LISTRADA


Você pode dividir sua parede em listras, de tamanhos diversos inclusive, e trabalhar com alguns tons de cor. As listras na horizontal alongam o ambiente, dando maior sensação de profundidade. Já as listras na vertical dão sensação de pé direito maior – ótimas para quem tem ambientes com pouca altura, isso possibilita aumentar a sensação de amplitude do ambiente.


Fonte: Pinterest.


DEGRADÊ


É uma técnica um pouco mais difícil de executar, mas fica um charme. Primeiro você pinta a parede toda com a cor mais clara. Em seguida, faz as demais faixas com cada cor do degradê, para depois suavizar as linhas entre elas.


Fonte: Pinterest.


Já existem papéis de parede que já vem com o próprio tom do degradê. É uma opção mais fácil do que a pintura.


Fonte: Pinterest.


CIMENTO QUEIMADO


Ah, é meio queridinho! rsrs Eu AMO parede com cimento queimado. Seja na sala, no quarto, no home office, no banheiro, e até em fachadas. Deixa o projeto contemporâneo, elegante e sofisticado. Combina e harmoniza muito com a madeira, deixando o ambiente atemporal.


Projeto autoral.


Fonte: Pinterest.


Fonte: Pinterest.


AÇO CORTEN


A pintura imita o efeito da textura e cor do aço corten, trazendo um conceito de elegância para o ambiente. Pode ser utilizado em algum detalhe interno, como pode ser utilizado em fachada também.


Projeto autoral – uso de aço corten na porta de entrada do escritório da Inove Commerce.


Projeto autoral desenvolvido em parceria com a Arquiteta Alessandra Duque, para a Exposição Condomínio Pedra Alta em Campinas.


Esses foram apenas alguns exemplos de técnicas de pinturas que podem ser utilizadas. Existem muitas outras como, por exemplo, a pintura marmorizada, a que imita madeira, a seda italiana, etc.


Me conte qual você gosta mais! Já possui alguma dessas técnicas na sua casa? Ou conhece alguma outra que não mencionamos acima? Comente aqui embaixo!


Ah! Eu vou fazer um texto para o blog explicando a diferença entre algumas tintas também.. não vou colocar neste aqui para não ficar muito longo rsrs. Mas se você tem dúvidas sobre tintas, fique de olho por aqui, ok?


Nota: em nossos textos do blog, com exceção de imagens que estiverem descritas como autorais ou de arquivos pessoais, todas as outras são obtidas no Pinterest. Quando temos a informação da autoria do projeto/imagem, colocamos os créditos na legenda. Caso você saiba de quem é a autoria de alguma das demais imagens, deixe, por favor, nos comentários abaixo, que atualizaremos os respectivos créditos. Obrigada! :)


Tags: #JuliaParaluppi #JParquitetura #JPinteriores #JPcomercial #BlogJuliaParaluppi #blogdedecoração #blogdearquitetura #designdeinteriores #interiores #design #decoração #interiordesign #arquitetura #architecture #arch #pintura #pinturaespecial #tintas #tiposdetintas #cor #color #colorfull #cimentoqueimado #açocorten












Cadastre-se

e receba por e-mail uma notificação de quando tivermos novidades no blog
E-Mail cadastrado com sucesso. E-Mail já cadastrado. Não foi possível cadsatrar esse e-mail.