Um espaço para falarmos sobre

arte, grafismos, pinturas, inspirações e dicas em geral


QUARTO MONTESSORIANO #Decoração

Já ouviu falar a respeito?


Foto acima – fonte: Pinterest.


Criado pela pedagoga italiana Maria Montessori, o conceito parte da ideia de que a criança é dotada de infinitas possibilidades, e que para isso, tudo deve buscar a liberdade dela. Liberdade de ir e vir, de se virar sozinha, de criar segurança nas pequenas atitudes do dia-a-dia, de ter as coisas ao seu alcance.


Um ambiente projetado de acordo com esse raciocínio tem por princípio fazer com que a criança desenvolva autonomia e liberdade para se desenvolver e ir aprendendo tudo na prática, no dia-a-dia mesmo. É importante que o ambiente fale com a criança, seja do seu tamanho, esteja a sua altura! Até porque, se você parar para pensar: um projeto que deixe os brinquedos na altura do adulto, faz com que a criança dependa dos pais para pegá-los, por exemplo.


Foto acima - Projeto de AC Arquitetura.


Vamos citar alguns exemplos de como projetar um quarto montessoriano, começando pela cama. Ao invés das camas com alturas tradicionais, pensamos em camas mais baixas, para que a criança possa subir e descer sozinha – a autonomia começa por aí.


Fonte: Pinterest.


Os brinquedos são colocados em nichos baixos, para que eles alcancem com facilidade – sem precisar da ajuda dos pais.


Foto acima - Projeto de Cris Passos.


E você pode me falar... “Ah, mas isso faz com que eles possam pegá-los em qualquer momento, até quando não é hora de brincar”. Sim, isso pode acontecer! Mas aí vem os ensinamentos.. desde já, a criança aprende não só a se virar sozinha, mas aprende quais os momentos certos de fazer as coisas.


Fonte: Pinterest.


Fonte: Pinterest.


Espelhos colocados também na altura mais baixa, para que possam se enxergar! Obs.: é ideal que o espelho seja colado em MDF ou madeira e presos na parede, para que caso venha a quebrar, ninguém se machuque.


Fonte: Pinterest.


E aí conforme a criança for crescendo, você vai subindo a altura do espelho.


Fonte: Pinterest.


O uso de tapetes ajuda a aumentar as experiências sensoriais, e também facilitam em delimitar, por exemplo, o espaço das brincadeiras.


Fonte: Pinterest.


É bacana, se possível, deixar alguma parte do guarda-roupa mais baixa. Permitindo que a criança possa escolher algumas roupas para vestir. A independência já começa desde pequena... Tendo a autonomia de escolher a própria roupa, por exemplo.


Fonte: Pinterest.


É possível projetar também um banheiro com esse mesmo conceito.


É claro que as medidas do banheiro são sempre mais complicadas, por conta de hidráulica e marmoraria. Mas nós podemos, por exemplo, criar pequenas escadas e deixar embaixo do armário, permitindo que a criança suba e possa fazer as atividades sozinhas.


Fonte: Pinterest.


Existem escolas que tem seu ensino baseado nos princípios defendidos pela Maria Montessori. E voltando mais para o layout das salas de aula, o pensamento é o mesmo: deixar os móveis, os materiais e os recursos no alcance das crianças.


Fonte: Pinterest.


Isso mantem o ambiente com um ar mais convidativo, despertando mais o interesse dos alunos.


Fonte: Pinterest.


E então? O que vocês acham desse tipo de projeto? Me contem aqui embaixo!


Nota: em nossos textos do blog, com exceção de imagens que estiverem descritas como autorais ou de arquivos pessoais, todas as outras são obtidas no Pinterest. Quando temos a informação da autoria do projeto/imagem, colocamos os créditos na legenda. Caso você saiba de quem é a autoria de alguma das demais imagens, deixe, por favor, nos comentários abaixo, que atualizaremos os respectivos créditos. Obrigada! :)











Cadastre-se

e receba por e-mail uma notificação de quando tivermos novidades no blog
E-Mail cadastrado com sucesso. E-Mail já cadastrado. Não foi possível cadsatrar esse e-mail.