Um espaço para falarmos sobre

arte, grafismos, pinturas, inspirações e dicas em geral


COMO INTEGRAR SUA SALA COM A COZINHA #Projeto

Sensação de amplitude.. é isso que você deseja?


Foto acima é projeto do escritório Casa 100.


Há 15 dias, fiz um post aqui no blog falando sobre a gravação do vídeo que fizemos com a Solo Revestimentos de Rio Claro. O vídeo era sobre possíveis composições de revestimentos para integrar sala com cozinha. E em seguida, eu recebi algumas mensagens a respeito, então resolvi falar mais sobre o assunto aqui!


Leia o post completo sobre o vídeo aqui: Bate-Papo com a Solo.

Assista o vídeo aqui: Vídeo Completo.


Nos novos apartamentos, é muito comum ver cozinhas sendo projetadas cada vez com medidas menores. Com isso, a maior parte dos projetos, sai do princípio de integrar a sala com a cozinha.



Importante: antes de sair quebrando as paredes, é fundamental ter o auxílio de um profissional responsável, para avaliar qual parede pode ser retirada, sem mexer com a estrutura do prédio.


Vamos dar algumas opções sobre como integrar sua sala com a cozinha:


Opção 1 – Bancada livre com banquetas e meia parede!


Projeto autoral.


Nessa opção, a parede existente é demolida até meia altura, e sobre ela é projetada uma bancada. O bacana dessa ideia é que, para o lado da sala, caibam banquetas; e para o lado da cozinha, sobre espaço para armários embaixo da bancada.


Projeto autoral.


Observação: antes de optar por essa disposição, é importante ver se você terá espaço de circulação livre atrás das banquetas.


Opção 2 – Bancada com meia parede e cooktop!


Quer ganhar espaço na bancada da pia? Leve o seu cooktop para a bancada que separa a cozinha com a sala!


Fonte: Pinterest.


Nessa opção, também deixamos a parede até meia altura, projetando a bancada por cima. Podemos mesclar a pedra com a madeira, criando uma prancha de alimentação mais baixa, como na imagem.


Observação: é importante ver se você tem espaço suficiente para fazer essa disposição, já que o cooktop e o forno embutido tem uma profundidade mínima a ser respeitada. E também se não tem nenhuma viga que atrapalhe a instalação do depurador.


Opção 3 – Bancada livre, aberta embaixo!


Projeto autoral.


Se você não tem muito espaço de circulação, e ainda assim quer ter uma bancada integrando os ambientes, uma bancada aberta embaixo é uma boa solução. E nesse caso, toda a parede é retirada.


Projeto autoral.


Neste projeto acima, por exemplo, optamos por essa solução. Isso permite que as banquetas possam ser guardadas embaixo da bancada, quando não estiverem sendo utilizadas, solucionando a questão da falta de circulação.


Opção 4 – Sofá na frente da bancada!


Se o seu apartamento é pequeno, e não tem outro espaço para colocar o sofá, não tem problema!


Projeto autoral.


Você pode pensar numa bancada sim, com o sofá posicionado na frente dela. E se sobrar espaço na área da cozinha, coloque as banquetas por lá.


Opção 5 – Mesa de jantar encostada na bancada!


Você pode aproveitar o espaço da bancada, como um buffet, tendo a mesa de jantar encostada ao lado.


Fonte: Pinterest.


Observação: atenção para a circulação que precisa ter atrás das cadeiras.


Opção 6 – Não quero tudo tão integrado!


Quer ampliar o espaço, mas não quer deixar tudo tão aberto?

Ao invés de uma bancada, você pode optar por separar os ambientes com painéis ripados de madeira, que ao mesmo tempo em que separam os espaços, trazem uma integridade visual.


Fonte: Pinterest.


Opção 7 – Não quero integrar não.. Tem problema?


Claro que não! Como eu sempre falo, não existem regras. Se você prefere deixar os ambientes separados, tem receio do cheiro que pode vir da cozinha na hora em que estiver cozinhando, não se preocupe! O projeto pode ficar maravilhoso do mesmo jeito!!!


Projeto autoral. Imagem ilustrando o ambiente com as portas do painel fechadas.


Projeto autoral. Imagem ilustrando o ambiente com as portas do painel abertas.


No caso deste projeto acima, pensamos em um painel de madeira ripado, encobrindo toda a parede que divide a sala da cozinha.

Quando as portas do painel estão fechadas, ele se transforma em algo decorativo, fazendo parte da composição geral da sala, quase nem dando para notar que tem portas por ali. E quando as portas estão abertas, os ambientes ficam praticamente integrados!


E aí, qual das opções mais se encaixaria na sua rotina de vida? Já pensou em como pode ser o seu projeto? Vem falar com a gente!


Nota: em nossos textos do blog, com exceção de imagens que estiverem descritas como autorais ou de arquivos pessoais, todas as outras são obtidas no Pinterest. Quando temos a informação da autoria do projeto/imagem, colocamos os créditos na legenda. Caso você saiba de quem é a autoria de alguma das demais imagens, deixe, por favor, nos comentários abaixo, que atualizaremos os respectivos créditos. Obrigada! :)



Cadastre-se

e receba por e-mail uma notificação de quando tivermos novidades no blog
E-Mail cadastrado com sucesso. E-Mail já cadastrado. Não foi possível cadsatrar esse e-mail.